"Wasteland" fornece uma introspecção tátil no mundo da reciclagem na arquitetura

© Rasmus Hjortshøj

Uma resposta arquitetônica aos crescentes problemas da população, clima e migração urbana está atualmente em exposição no Centro de Arquitetura Dinamarquês em Copenhague, na forma da exposição Wasteland. Com curadoria da empresa de arquitetura dinamarquesa Lendager Group, as exposições estão repletas de matérias-primas, processos, experiências e métodos, apoiados por uma longa lista de fatos chocantes sobre nossos efeitos no planeta Terra: mais de 2 milhões de toneladas de CO2 foram emitidos globalmente este ano; mais de 3,3 bilhões de toneladas de recursos foram extraídos da Terra neste ano; Mais de 127 milhões de toneladas de resíduos foram despejados no mundo este ano, totalizando um custo de mais de US$ 14 trilhões de dólares resultantes da nossa incapacidade de agir sobre as alterações climáticas. Estas são estatísticas atuais, que confrontam os visitantes na primeira sala do espaço de exposição. Eles fornecem contexto para o que vem a seguir.

Wasteland fornece uma introspecção tátil no mundo da reciclagem na arquitetura - Mais Imagens+ 35

via Lendager Group

Depois de exibir estes números incríveis (e em rápido aumento), a exposição se abre para um grande espaço, no qual as características mais atraentes são as pilhas -do que parece ser lixo- no chão. Estas pilhas são marcadores para os temas em que Wasteland é dividido: cimento, plástico, metal, vidro, madeira e tijolo. Somente a Dinamarca produz 11,74 milhões de toneladas de resíduos por ano, dos quais 4,1 milhões de toneladas são provenientes da construção. Portanto, a premissa por trás da Wasteland do Grupo Lendager não poderia ser mais relevante: "E se os resíduos fossem percebidos como o maior recurso inexplorado e tivesse um papel crucial no desenvolvimento de novos edifícios?" O lixo tornou-se o principal recurso local nas cidades.

© Rasmus Hjortshøj
© Rasmus Hjortshøj

Emparelhado com cada categoria de material está um projeto de construção do Lendager Group; prova das qualidades funcionais e estéticas que podem resultar de processar e reinventar adequadamente materiais "residuais". Exemplos incluem a Casa Upcycle em Nyborg, Dinamarca, construída inteiramente de materiais reciclados. Suas soluções variam de transformar rolhas de champanhe em pisos surpreendentemente refinados, comprimir jornais em tábuas de fachada e reutilizar janelas de uma escola em Copenhague. Todos estes componentes de material estão sobre uma mesa na frente da pilha de cimento em uma variedade de formas diferentes: em bruto, em uma variedade de formas processadas e em suas formas finais como usadas na obra. E, ao contrário do seu espaço típico de exposição, quase tudo em Wasteland é livre para ser tocado, segurado, derramado, cheirado e satisfazer os seus sentidos.

Casa Upcycle / Lendager Arkitekter

24 Anders Lendager, Christopher Carlsen, Jenny Haraldsdottir, Rune Sode, Morten Bang, Ronnie Markussen, Anna Ziober, Hasse Schou Empreiteiro Mais informações Menos informações Do arquiteto. A Casa Upcycle é um projeto experimental, que visa reduzir potenciais emissões de carbono através do uso de materiais de construção reciclados e upcyceld.

Este formato permite muito mais do que apenas um consumo de fatos e imagens; envolve os visitantes no processo de transformação que é essencial para os métodos de construção do escritório. Compreender as implicações práticas do processo de pensamento da empresa de arquitetura não é apenas benéfico na compreensão de seus projetos de construção, mas também permite que o conhecimento desenvolvido através da arquitetura seja compartilhado com os visitantes para ser analisado, avaliado e desenvolvido. A exposição é claramente destinada a desenvolver uma teia de consciência e plantar novas ideias na mente de todos aqueles que andam pela Wasteland - porque se apenas 1200 outras versões da Casa Upcycle fossem construídas em vez de "casas padrão", 6,700 toneladas de CO2 poderiam ser impedidos de serem libertados na nossa atmosfera.

© Rasmus Hjortshøj
© Rasmus Hjortshøj

Após a exibição concreta estão mais amostras de materiais em suas respectivas categorias, bem como propostas em escala natural, incluindo um teto plástico acústico feito de PET, comumente usado para garrafas de plástico, que imita a textura de feltro comum. Para cada 1 quilograma de plástico que é reutilizado, nossa atmosfera é poupada 1,5 kg de CO2. Seções separadas da sala de exposição são janelas recicladas, replicando a fachada de dupla camada da Upcycle Studios, uma série de edifícios que incluem casas e oficinas sob o mesmo teto para acomodar nossos estilos de vida cada vez mais flexíveis. Está atualmente sendo construído em Ørestad, Dinamarca.

© Rasmus Hjortshøj
© Rasmus Hjortshøj

Finalizando a exposição Wasteland há uma longa mesa com relevos 3D, moldes de borracha e fachadas em miniatura para um dos modelos do Grupo Lendager, exibindo perfeitamente a excitação da empresa dinamarquesa e o desejo de compartilhar todos os processos que consideram relevantes e educacionais. Se é um conceito para a realocação física das fachadas de tijolos velhos que seguem seus habitantes das aldeias rurais às cidades grandes, ou detalhes pequenos fascinantes tais como um molde tridimensional impresso, Wasteland está cheia dos tesouros que esperam para ser varridos acima pela mente aberta dos visitantes. À medida que se sai da última esquina, encontra-se o rosto de Anders Lendager, CEO do Grupo Lendager, pintando uma imagem das opções que temos e do futuro que nos aguarda, se tomarmos as decisões corretas. Lendager Group e Wasteland semearam algumas sementes; Elas só precisam de apoio para ajudá-las a crescer.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""Wasteland" fornece uma introspecção tátil no mundo da reciclagem na arquitetura" 11 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868882/wasteland-fornece-uma-introspeccao-tatil-no-mundo-da-reciclagem-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.